terça-feira, 27 de março de 2012

Arte nos Hospitais

No dia 23 de março aconteceu a última Palestra de finalização do Projeto Arte nos Hospitais aprovado no Programa de Incentivo Cultural do Estado de São Paulo, realizado pela Organização ImageMagica, patrocinado pela EMS, com a gestão de patrocínio da CONECTA CULTURAL, no Hospital Dr. Mario Gatti.


Antes o Projeto com o patrocínio da EMS passou pelos Hospitais: das Clínicas da UNICAMP e Centro Corsini em Campinas (SP).

Add caption
A EMS, maior multinacional farmacêutica brasileira, patrocinou, em março, o Projeto Arte nos Hospitais, por meio do qual o Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, em Campinas, recebeu a Organização ImageMagica, que ofereceu oficinas de fotografia a pacientes, acompanhantes e equipes de saúde, visando estimular em cada um deles um olhar crítico sobre o cuidar. O projeto faz parte do Programa Saúde e Cultura e tem o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC).

Essa é a terceira vez em 2012 que a EMS apoia o projeto, que tem como objetivo estimular a construção de laços afetivos entre pacientes e profissionais de saúde no ambiente hospitalar, possibilitando a criação de uma atmosfera que ajuda o processo de humanização no tratamento, por meio de registros fotográficos de momentos de convivência no Hospital. A proposta foi também levada recentemente ao Hospital de Clinicas da Unicamp e ao Centro Corsini, ambos em Campinas. A EMS, que tem um histórico de patrocínios nas áreas social, de educação e cultural, também já foi parceira da ImageMagica em projetos de humanização com fotografia no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, em São Paulo, em 2009, e no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), na cidade do Rio de Janeiro, em 2008.


Atividade - O trabalho dos educadores da organização é incitar a produção de imagens que traduzam os diversos pontos de vista, sensações e sentimentos que envolvem o ambiente hospitalar. Equipes de saúde, demais profissionais, pacientes e acompanhantes participam das atividades propostas, transformando-se em fotógrafos, produzindo registros sobre o dia a dia no Hospital. Desta maneira, têm a possibilidade de perceber seu entorno e refletir sobre o ambiente hospitalar, as relações que ali se estabelecem e a própria situação de internação.



Ao final das oficinas, a ImageMagica apresenta uma palestra com os resultados, tanto para o público em geral quanto para professores e estudantes da área da saúde, visando ampliar as reflexões levantadas a partir das fotografias. O projeto prevê ainda uma exposição com as imagens produzidas pelos participantes das oficinas de fotografia, que fazem também uma legenda para cada foto. Além da divulgação das ações e do material produzido, há a troca de informações e reflexões sobre o tema. Após o término das oficinas, a exposição é entregue para o hospital.